sexta-feira, 31 de julho de 2009

LOUCOS E SANTOS

Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade.
Escolho-os não pela pele, mas pela pupila,
que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero-os santos, para que não duvidem das diferenças
e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Pena, não tenho nem de mim mesmo, e risada, só ofereço ao acaso.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem,
mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou, pois os vendo loucos e santos,
bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Ser jovem sem deixar de Ser santo

Quando me convidaram para escrever essa matéria, fiquei bem surpreso até porque não sou escritor ou algo do tipo, mas aceitei o desafio de escrever um pouquinho sobre esse tema que hoje é tabu pra muitos jovens, como eu e você, a santidade, muitos jovens já vieram me pergunta se é possível ser jovem e santo ao mesmo tempo, conheço alguns que afirmam que isso é impossível, e outros que mostram que isso é possível e mostram mais além, que não só é possível, mas necessário.
Quando dizemos a palavra santo, logo nos vêm a mente, os padres, bispos, freiras, religiosos e religiosas mas, nunca nos vêm a imagem de um rapaz andando de skate ou então de um jovem como eu e você que estuda, que sai aos fins de semana com os amigos, dá risada e se diverte.
Hoje ser santo não é mais privilegio desses religiosos ou religiosas, nem de padres e bispos, hoje santidade é nosso dever, precisamos ser santos, necessitamos ser santos, ser santo hoje não se resumi em ir à Igreja todos os dias e ficarmos lá durante horas e horas de joelhos apenas rezando, ser santo hoje não impede você de sair pra uma balada com os seus amigos, e dar umas boas risadas, ser santo não implica onde você vai e com quem vai, ser santo implica no que você faz ou deixa de fazer, implica nas suas atitudes, implica em ser você sem deixar de ser de Deus, implica em ser correto e ético segundo os preceitos que seus pais te deram desde quando era criança e segundo os preceitos de Deus.
Como disse- nos o Papa João Paulo II em sua carta a juventude “Precisamos de Santos sem véu ou batina, que usem calças jeans e tênis, que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos....” é isso o que precisamos, de jovens dispostos a serem jovens e serem santos ao mesmo tempo, jovens que estejam dispostos a mostrar pro mundo que santidade não tem idade, que santidade não é exclusividade de religiosos, que santidade está ai pra todo mundo. Que pra ser santo precisamos apenas buscar.

Luis Missao Aoki

quinta-feira, 23 de julho de 2009

A coroa de espinhos


A coroa de espinhos

Que feriam Sua cabeça, era minha.

Os cuspes em Seu rosto,

Eram meus.


Com compaixão me viu,

Com intensidade me amou,

Com Seu precioso sangue,

Minha vida resgatou.


O cego abriu os olhos,

O coxo levantou,

O surdo passou a ouvir,

E o morto ressucitou.


Mesmo tentado,

Não foi derrotado,

Ferido e injuriado,

Não mostrou-se desanimado.


Que grande prova de amor,

Deus, o Seu próprio filho enviou

Para o resgate de muitos,

Aos quais, vida plena planejou.


Sem reclamar,

Dor e humilhação enfrentou,

Pendurado no madeiro,

Meus pecados perdoou.


Sou grato a Ti Senhor,

Pela Sua presença, pelo seu amor,

Por me salvar de mim mesmo,

Dos meus medos, da minha dor.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Simples e sincera.. assim deve ser nossas orações

ESCRITA POR UM SOLDADO ANTES DE UM COMBATE NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

“Escuta Deus: Jamais falei contigo.
Hoje quero saudar-te: Bom dia! Como vais?Sabes? Disseram-me que tu não existes, e eu tolo, acreditei que era verdade, nunca havia reparado a tua obra.
Ontem à noite, da trincheira rasgada por granadas...Vi teu céu estrelado.
E compreendi então que me enganaram.
Não sei se apertarás a minha mão, vou te explicar e hás de compreender.
É engraçado! Neste inferno hediondo achei a luz para enxergar o teu rosto.
Dito isto, já não tenho muita coisa a te contar...
Só que... que... tenho muito prazer em conhecer-te.
Faremos um ataque à meia-noite. Não sinto medo.
Deus, sei que tu velas...
Ah! É o clarim! Bom Deus devo ir embora.
Gostei de ti... Vou ter saudades...
Quero dizer: Será cruenta a luta, bem o sabes,
e esta noite pode ser que eu vá bater-te à porta!
Muito amigo não fomos... É verdade.
Mas... sim, estou chorando! Vê, Deus, penso que já não sou tão mau.
Bem, Deus, tenho de ir. Sorte é coisa bem rara.
Juro, porém: já não receio a morte!”
Oração que foi encontrado em pleno campo de batalha, durante a segunda Guerra, no bolso de um soldado americano desconhecido. Ele foi estraçalhado por uma granada e no pouco que lhe restou foi encontrado intacta uma folha de papel com esta oração.

domingo, 19 de julho de 2009

O ELEFANTE E O CIRCO

Você já observou um elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, o elefante permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisionava uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.
Sem dúvida a estaca é um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa parece óbvio que esse animal, capaz de arrancar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.
Que mistério! Por que não foge? Perguntei então a um adestrador, sobre o mistério do elefante. Ele explicou que o elefante não escapa porque está amestrado. Fiz então a pergunta óbvia. Se está amestrado, por que o prendem? Não houve resposta.
Há alguns anos descobriram que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: 'o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno'.
Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido logo preso. Naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E apesar de todo o esforço, não pode sair. A estaca era certamente muito pesada para ele. E o elefantinho, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino. Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode.
Jamais, jamais voltou a colocar em prova sua força, e isso muitas vezes acontece com a gente! Vivemos crendo em um montão de coisas que "não podemos, que não vamos conseguir", por mais que tentemos, simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos "nãos", que isso ficou gravado na nossa memória com tanta força, que perdemos a criatividade e aceitamos o: "sempre foi assim".
De vez em quando sentimos as correntes e confirmamos o estigma: "Não posso, Nunca poderei é muito grande pra mim!". A única maneira é tentar de novo e não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter medo de arrebentar as correntes.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Perdoar não é sinônimo de esquecer

Quantas vezes em nossas vidas nos deparamos com situações muito constrangedoras, essas situações chamamos de “mágoas, feridas interiores”, e todas essas situações nos trazem uma grande dor e até mesmo uma tristeza.
Ao contrário de que muitas pessoas pensam, perdoar não é sinônimo de esquecer-se dessas situações um tanto quanto constrangedoras, mas sim poder lembrar das mesmas sem se ressentir com as palavras, os gestos, que nos foram ditos e proferidos.
Deus nos da força para podermos perdoar e pedir perdão, pois perdão não é um sentimento mas sim uma decisão, que devemos tomar todos os dias, pois mesmo que inconscientemente, ou conscientemente as pessoas nos ferem ou ferimos as pessoas, por isso que Deus vêm em nosso auxílio e nos da força para pedir ou dispensar o perdão.
É preciso que exercitemos o ato de perdoar, pois só pode perdoar aquele que pecou, aquele que admite que errou, depois pediu perdão e perdoou e resolveu voltar-se e fazer a vontade de Deus.
Que Deus nos ensine a cada dia pedir e dispensar esse perdão, pois Ele que perdoou, pode nos ensinar a fazê-lo, e o faz através do Espírito Santo, e que a Sempre Virgem Maria nos ajude a ouvir a voz de seu esposo, Ela que é a esposa do Espírito Santo nos transmita esse mesmo Espírito. Vem Espírito Santo!

sábado, 11 de julho de 2009

Quer um pedaço de bolo!?


A filha dizia a sua mãe como tudo ia errado. Ela não se saiu bem na prova de matemática, o namorado resolveu terminar com ela e a sua melhor amiga estava de mudança para outra cidade.

Enquanto isso, sua mãe preparava um bolo e perguntou se a filha gostaria de um pedaço, e ela disse:
É claro mãe, eu adoro os seus bolos.

Toma um pouco de óleo de cozinha.
Credo!
Que tal então comer uns ovos crus?
Que nojo, mãe!
Quer então um pouquinho de farinha de trigo ou bicarbonato de sódio?
Mãe, isso não presta!
A mãe então respondeu:
É verdade, todas essas coisas parecem ruins sozinhas, mas quando as colocamos juntas, na medida certa, elas fazem um bolo delicioso!
Deus trabalha do mesmo jeito. Às vezes, a gente se pergunta por que ele quis que nós passássemos por momentos difíceis, mas Deus sabe que, quando Ele põe todas essas coisas na ordem exata, elas sempre nos farão bem.
A gente só precisa confiar Nele e todas essas coisas ruins se tornarão algo fantástico!
Deus é louco por você. Ele te manda flores em todas as primaveras e o nascer do sol todas as manhãs. Sempre que você quiser conversar, ele vai te ouvir.
Ele pode viver em qualquer lugar do universo. E Ele escolheu o seu coração.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Qual é...

O dia mais belo? - Hoje...

A coisa mais fácil?- Equivocar-se...

O maior obstáculo? - Medo...

O maior erro? - Abandonar-se...

A raiz de todos os males? - Egoísmo...

A distração mais bela? - Trabalho...

A pior derrota? - Desalento...

Os maiores professores? - Crianças...

A primeira necessidade? - Comunicar-se...

De mais feliz a se fazer? - Ser útil aos demais...

O maior mistério? - A morte...

O pior defeito? - O mau humor...

A pessoa mais perigosa? - A mentirosa...

O sentimento pior? - O rancor...

O presente mais belo? - O perdão...

O mais imprescindível? - Orar...

O caminho mais rápido? - O correto...

A sensação mais grata? - A paz interior...

A expressão mais eficaz? - O sorriso...

O melhor remédio? - O otimismo...

A maior satisfação? - O dever cumprido...

A força mais potente do universo? - A fé...

As pessoas mais necessárias? - Os pais...

A coisa mais bela de todas? - O amor...

Madre Teresa de Calcutá

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Pra não dizer que não falei das flores

Chega de reclamar, chega de dizer quem é a pessoa certa e quem é a errada de tudo isso. A vida continua, ela não vai esperar tudo ficar em seu devido lugar para continuar acontecendo!!!

E se não fossem pelos erros cometidos, onde estariam os acertos? Se não fossem pelas lágrimas caídas, onde estariam os sorrisos sinceros? Se não fossem pelas palavras ditas e mal interpretadas, onde estariam as boas conversas?




A vida é como uma rosa... Ela é uma das flores mais esplendorosas. A mais bela de muitos jardins. Sejamos como uma semente de rosa, plantada em terra fértil. Nossa vida é comparada a uma semente por que nascemos, crescemos e nos desenvolvemos. Nesse desenvolver criamos raízes firmes, temos objetivos se estivermos no lugar certo e em terra produtiva. Mas ao decorrer da vida, crescem espinhos em seu caule. Problemas, invejas, mentiras, dificuldades surgem em nossas vidas. É tanto espinho, tanta dificuldade, que mal conseguimos respirar. Mas podemos confiar e esperar em Deus, que Ele resolverá todos os problemas e chegaremos lá em cima e desabrocharemos mostrando aos outros nosso esplendor, nosso vigor. Mostrando aos outros que somos vitoriosos, que passamos por tudo, sorrindo, cantando e agradecendo a Deus.

Ás vezes passamos por dificuldades, diversos problemas, para tirarmos alguma conclusão, ou seja, aprendermos com elas. Para que nos tornemos fortes e inteligentes. Creio que o sofrimento não é eterno, ele terá o seu fim. E chegaremos longe, alcançaremos nossos sonhos e objetivos. Preparados para os próximos espinhos.
Portanto, aprendamos com nossos erros e cresçamos como a Rosa!!!


Ou a gente encara isso, ou acaba vivendo num conto de fada, onde só existe um personagem, a gente mesmo, pois os outros vivem a realidade e não acompanham esse conto de fadas conosco!!




É por isso que eu digo ...


"Todo sopro que apaga uma chama ... reacende o que for pra ficar"


Se dificuldades tem te atormentado e mesmo assim você consegue superá-las, pode ter certeza que você sairá fortalecido no final de toda essa situação!!!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Recomeçar


Não importa onde você parou,

em que momento da vida você cansou,

o que importa é que sempre é possívele

necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova

chance a si mesmo.

É renovar as esperanças na vida

e o mais importante:

acreditar em você de novo.


Sofreu muito nesse período?

Foi aprendizado.


Chorou muito?

Foi limpeza da alma.


Ficou com raiva das pessoas?

Foi para perdoá-las um dia.


Sentiu-se só por diversas vezes?

É por que fechaste a porta até para os outros.


Acreditou que tudo estava perdido?

Era o início da tua melhora.


Pois é!

Agora é hora de iniciar,

de pensar na luz,

de encontrar prazer nas coisas simples de novo.


Que tal um novo emprego?

Uma nova profissão?

Um corte de cabelo arrojado, diferente?

Um novo curso,

ou aquele velho desejo de apender a pintar,

desenhar,

dominar o computador,ou qualquer outra coisa?


Olha quanto desafio.

Quanta coisa nova nesse mundão

de meu Deus te esperando.


Tá se sentindo sozinho?

Besteira!

Tem tanta gente que você afastou

com o seu "período de isolamento",

tem tanta gente esperando apenas um

sorriso teu para "chegar" perto de você.


Quando nos trancamos na tristeza nem

nós mesmos nos suportamos.

Ficamos horríveis.

O mau humor vai comendo nosso fígado,

até a boca ficar amarga.


Recomeçar!

Hoje é um bom dia para começar

novos desafios.


Onde você quer chegar?

Ir alto.

Sonhe alto,

queira o melhor do melhor,

queira coisas boas para a vida.

pensamentos assim trazem para nós

aquilo que desejamos.


Se pensarmos pequeno,

coisas pequenas teremos.


Já se desejarmos fortemente o melhor

e principalmente lutarmos pelo melhor,

o melhor vai se instalar na nossa vida.


E é hoje o dia da Faxina Mental.


Joga fora tudo que te prende ao passado,

ao mundinho de coisas tristes,

fotos,

peças de roupa,

papel de bala,

ingressos de cinema,

bilhetes de viagens,

e toda aquela tranqueira que guardamos

quando nos julgamos apaixonados.

Jogue tudo fora.

Mas, principalmente,esvazie seu coração.

Fique pronto para a vida,

para um novo amor.


Lembre-se somos apaixonáveis,

somos sempre capazes de amar

muitas e muitas vezes.

Afinal de contas,

nós somos o "Amor".

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O plantador de carvalhos

Um jovem viajante explorava terras francesas quando encontrou uma vasta área de terra estéril. Era desoladora. Sombria. Era feia. Era o tipo de lugar de onde você se apressaria em fugir.
Então, repentinamente, o jovem viajante percebeu um velho senhor, curvado no meio daquele vasto deserto. Nas costas o homem levava um saco cheio de sementes. Na mão ele tinha um comprido cano de ferro. O homem usava o cano de ferro para furar buracos no chão. Então ele retirava uma semente do saco e a colocava no buraco.
Curioso, o jovem perguntou: - O que o senhor está fazendo em terra tão desoladora? - Meu jovem, planto sementes de carvalho. Já plantei mais de 100.000 sementes. Talvez apenas um décimo delas crescerá. O velho homem ainda explicou que sua esposa e único filho tinham morrido e esta era a forma que escolhera para passar seus anos finais- Quero fazer algo útil,-ele disse. O jovem, duvidando da "utilidade" daquele trabalho todo, se despediu e partiu. Vinte e cinco anos mais tarde, o agora não tão jovem viajante retornou à mesma área desolada. O que viu o surpreendeu. Ele não podia acreditar nos próprios olhos. A terra estava coberta por uma bela floresta. Pássaros cantavam, animais pulavam e flores selvagens perfumavam o ar. O viajante ficou um bom tempo por ali, sentado e lembrando a desolação que uma vez existiu onde agora havia uma bela floresta de carvalho - Só porque alguém se importou em fazer algo de útil.

CONCLUSÃO: O que temos feito de nossa vida? Será que temos realizado algo útil para nosso próximo e principalmente para o reino de Deus? A terra árida tem estado em muitos corações, ou seja, a maioria das pessoas tem sido inútil para os outros e para Deus. Que possamos ser plantadores de sonhos, de verdade, de liberdade. Façamos a diferença.

domingo, 5 de julho de 2009

O valor da amizade

Você já parou para pensar sobre o valor da amizade?
Às vezes nos encontramos preocupados, ansiosos, em volta há situações complicadas, nos sentimos meio que perdidos, mas somente o fato de conversarmos com um amigo, desabafando o que nos está no íntimo, já nos sentimos melhor, mesmo que as coisas permaneçam inalteradas. Quantas vezes são os amigos que nos fazem sorrir quando tínhamos vontade de chorar, mas a sua simples presença nos traz de volta o brilho da vida.
A simplicidade das brincadeiras bobas, a conversa informal naqueles momentos de descontração, uma conversa rápida ao telefone, no vai e vem do dia ou da noite, no bate -papo pela Internet, no ambiente do trabalho ou da escola, enfim, em qualquer lugar a qualquer hora. Entretanto, não existe só alegria, amor, felicidade nesta relação, ela é como qualquer outro relacionamento, passa por crises passageiras, por momentos intempestivos, abalos ocasionais. Ainda que tenhamos muito carinho pelo amigo em questão, às vezes por insegurança, por ciúmes, por estarmos emocionalmente alterados ou nos sentindo pressionados, acabamos sendo injustos com ele e isso pode ser recíproco.
Podemos comparar esse elo de amizade como o "tempo" que passa por alterações climáticas constantemente, mas é dessa forma que aprendemos a nos conhecer, compartilhar momentos e que se desenvolve uma amizade.
Diante do amigo somos nós mesmos, deixamos vir à tona nossos pensamentos a respeito das coisas, da vida, nos mostramos como verdadeiramente somos.
Há amigos que nos ensinam muito, nos fazem enxergar situações que às vezes não percebemos o seu real sentido, compartilham a suas experiência conosco, nos falam usando da verdade que buscamos encontrar.
São eles também que nos chamam a razão, chamando a nossa atenção quando agimos de modo contraditório, que nos dizem coisas que não queremos ouvir, aceitar ou compreender, são eles que são capazes nos fazer enxergar nossos defeitos se espelhando nos defeitos dele.
Ao longo de nossa vida muitos amigos passam por ela e nos deixam saudades, mas também deixam a recordação de tudo que foi vivido. É na amizade verdadeira que encontramos a sinceridade, lealdade, afinidade, cumplicidade, simplicidade, fraternidade.
Amigos são irmãos que a vida nos deu para caminhar conosco ao longo da nossa jornada espiritual, extrapolando os limites do tempo, continuando quando e onde Deus assim o permitir.


Autor Desconhecido