terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fé e autoestima para vencer o gigante

Confiança em Deus e auto-confiança. É disso que trata uma das histórias que mais me influencia na Bíblia. A história de Davi. Especialmente o episódio onde ele derruba Golias. Essa história é narrada em 1 Samuel 17.

É impressionante a forma como o jovem futuro rei de Israel se apresenta diante de Saul. Com a confiança típica de quem já tem tudo sob controle. Mas ele era apenas um adolescente que caiu quase que de pára-quedas no meio daquela confusão toda. Davi confiava muito em si mesmo. Isso ele não escondia. Para ser autorizado a enfrentar o gigante ele argumentou com o rei de que já havia vencido leões e ursos selvagens em seu ofício de pastor de ovelhas. Era realmente um jovem muito valente e talentoso no que diz respeito à arte da batalha. E naturalmente, ele sabia disso e confiava bastante em si mesmo. O suficiente para pedir ao rei Saul autorização para degolar mais um inimigo corriqueiro de seu dia a dia, por acaso, um gigante que ameaçava escravizar todo o povo de Israel.

Sua outra fé inabalável era em Deus. Me impressiona o contraste de atitude dos soldados do exército de Israel que amarelaram diante do gigante e a atitude de Davi.“Quem é esse filisteu incircunciso para afrontar o exército do Deus vivo?”, exclamou Davi assim que soube do que se tratava aquela confusão. A única explicação para a atitude tola desse jovem (ok, convenhamos que não é normal um pequeno guri partir pra cima de um soldado gigante inimigo) é que ele realmente não via as coisas do ponto de vista das demais pessoas.

Enquanto todo mundo olhava para Golias e via um gigante invencível que estava a ponto de subjulgar a nação Israelita, Daví via as coisas de um modo completamente diferente. Golias era apenas um “incircunciso” que merecia, no minimo, pena de morte e daquelas bem humilhantes, por afrontar o povo de Deus. É nessa hora que eu me pergunto: porque eu deixo as coisas terrenas desse mundo, as cricuntâncias aparentes, as dificuldades, ou seja, os “gigantes” da minha vida, me amedrontarem? Onde foi parar a miha fé? Será que eu esqueci das palavras do mestre que diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”?

Confiar em meus talentos, dons, forças, virtudes é bom. Mas confiar em Deus é melhor ainda.

autor: Kennedy Lucas

blog fonte: http://coracaojovemblog.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário