quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jesus Cristo, causa de nossa alegria

Será que Jesus é verdadeiramente o Messias esperado? A resposta não é dada em palavras porque o messianismo não é simples ideia ou teoria. É uma atividade concreta que realiza o que se espera da era messiânica: a libertação dos pobres e oprimidos.


Nenhum homem do Antigo Testamento é maior do que João Batista. Entretanto, João pertence ao Antigo Testamento, onde as profecias são anunciadas, e não ao Novo Testamento, onde elas se realizam.


O Evangelho do terceiro domingo do Advento nos apresenta a resposta de Jesus aos discípulos de João. O comportamento de Jesus não corresponde em tudo ao ideal messiânico de João, centralizado na dimensão penitencial da conversão. Por isso, ao ouvir falar das obras realizadas por Jesus, envia seus discípulos para perguntarem a Jesus se é ou não o Messias.


Em sua resposta, Jesus faz referências aos sinais que realizou. Esses sinais, contemplados à luz dos oráculos proféticos, revelam melhor do que qualquer outro a resposta de que Ele é o Messias e coloca em realce também que sua mensagem é uma boa notícia, uma grande alegria. A fé cristã é alegria
A grande e verdadeira alegria é conhecer Jesus e fazer que outros O conheçam. João Batista, para quem a conversão consistia em voltar a viver, no próximo, o amor a Deus pelo abandono do pecado, testemunha que ninguém pode viver sem o amor de Jesus.


Viver a mensagem de Jesus é viver na alegria. O compositor foi feliz ao intitular uma peça musical de sua autoria, como “Jesus, alegria dos homens” porque, com Ele, a alegria é completa.


A fé cristã é alegria que perpassa toda a vida. Essa alegria não está nos caprichos de nosso estado de espírito ou no sucesso de nossa vida. O cristão, mesmo em meio a contrariedades, mantém-se alegre porque sua alegria baseia-se na certeza do amor de Deus, que é puro e inalienável.


Essa é a única e verdadeira alegria – a mais profunda nasce de um coração convertido, onde todos os males são superados.


Dom Eurico dos Santos Veloso
Bispo Emérito de Juiz de Fora -MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário